quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

É por isso que eu sou tagarela;

Basílio me disse que não acredita na amizade entre homem e mulher.Como todas as pessoas do mesmo sexo que o meu, me senti um pouco ofendida com a declaração, mas ao contrário das mesmas, ouvi a explicação.Entendi tudo, mas não consigo aceitar.De qualquer maneira, eu sempre dou risada de tudo!
Divergência de opinião é isso.

Eu acabo dando risada no final de cada conversa que toma um rumo filosófico, ou tende pro lado da seriedade do assunto.Cada pensamento colocado em mesa como se fosse a solução da fome pro mundo me faz esconder o riso singelo que se reproduz.As pessoas têm dessas...Parecem querer provar a todo momento o poder e a força que possuem sua opinião.Eu tenho dessas de vez em quando.Aprendi, no entanto, que conversa é conversa...Palavras jogadas na roda como troca de informação, sem nenhum objetivo traçado ou planejamento.Conversa se encerra a partir do momento que uma palavra puxa a outra e essa puxa outro assunto que puxa outro e assim vai.Conversas demoram minutos se as pessoas não forem flexíveis...Demoram horas se souberem ter respeito e inteligência suficiente para absorver tudo e criar uma síntese.

Criei uma síntese em cima das coisas que Basílio me escreveu.Pensei, revisei e sintetizei.Amizade é de difícil descrição, assim como amor.Palavras são de difícil descrição.Percebi que amizade que termina com beijo, não é amizade...É interesse.Percebi também, que amizade que espera um tempo pra reaparecer da maneira que era, é atemporal.Percebi ainda que amizade entre homem e mulher é possível, mesmo que eu não saiba dar uma descrição precisa de como cheguei à isso.Simpatia gera amizade...Casimiro de Abreu escreveu que 'simpatia -é- quase amor'.E eu disse que amizade é (de difícil descrição, assim como o) amor.Pensamentos são reciclados nas conversas...É por isso que eu sou tagarela.

E só pra deixar claro:
Basílio, se em 20 anos a gente não se falar, eu vou lembrar de você como o mineiro sábio 'abre o coração pra mim' que gosta de casamento.