quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

"Quando eu estava no colégio..."

Tinha feito um texto sobre os professores que eu tive nos três últimos anos.Falava um pouco de cada um.Achei grande demais e resolvi tentar outra vez.
Nesses últimos três anos, resolvi tentar outra vez várias coisas...Inclusive recuperar minhas notas.
Quantas vezes eu não fui chorar com a Maggie!Sem saber, ela ganhou a admiração da minha mãe e minha mãe, sem saber, admira a mulher que mais me influenciou a escolher arquitetura!Acho graça.Dá saudade.

Teve a Bruna, o Claudenir e Claudemir, o Fábio e a Silvia, a Rô, a Cláudia, o Sérgio, a Dolores e o Módolo, o Marcel e o Vanderson, o Kaká e a Patrícia, a Kátia, a Mara, o Habib, o Carlinhos, o Césinha, o Peri, o Mauricio, o Samuel, a Rose, a Therezinha o Romero e teve o Newton, ou Nilton.Falha minha se eu esqueci de alguém e falha minha, que durante todo esse tempo, me esqueci de perguntar se Nilton era N-I-L-T-O-N mesmo!

Muitas vezes me perguntei se professor era alguma ramificação do masoquismo.Ainda não entendo porque uma pessoa escolhe dar aula pra um bando de adolescentes!A maioria é desligado, imaturo, respondão e ainda por cima parece não querer nada com nada...Só quer saber de baladinha, modinha e piadinha.Olha só, o meu defeito de querer que todos sejam "melhores" transparecendo novamente.Coisa feia, Paola!Professor é mais do que exemplo, professor é coragem pura, malandro!Bem, continuemos...

Demoramos tempo até conseguir apreciar uma boa poesia, ou nos interessar pela economia.Levamos anos tentando decifrar a existência da matemática que vai além da adição e subtração, toda a complexidade maravilhosa da biologia e os mistérios da História.Nos perguntamos, sempre, quando é que vamos usar tudo aquilo...Porém, percebemos em instantes, tudo isso faz falta.

Ainda é começo de janeiro, mas saber que eu não vou mais precisar comprar material, nem escolher minha nova carteira, saber que eu não vou ter o frio na barriga de conhecer novos professores, novos amigos...Tudo isso me dá um saudosismo básico.

Minhas manhãs são mal-humoradas, não gosto mesmo de ser acordada, mas quando eu levantava pra ir pro colégio -ah, agora é assim...O verbo é no passado, e eu me sinto tão gente grande falando 'quando eu estava no colégio'! - eu só ficava brava em pensar nas asneiras que eu iria escutar de simples mortais da mesma idade que eu, só melhorava quando o professor entrava na sala e dava pra copiar texto ou prestar atenção.

Parece falsidade eu falando assim, até porque em muitas aulas eu desenhei e ouvi música (Muita gente me chama a atenção por conta disso.Elas dizem que pareço aérea até eu começar a repetir tudo o que foi falado, provando que não, não sou aérea.), e isso pode ser considerado falta de respeito.Peço desculpas!Confesso também que em aulas como Química, mesmo se eu não ouvisse música, nem desenhasse, eu não entenderia nada...Entendo agora, que acabou tudo.Me peguei três vezes, só nessa semana, falando sobre aldeídos, cadeias carbônicas, sais e outras coisas...

Fiquei muito na minha.Me arrependo de não ter conversado com mais professores.Me deixei fechar pelo círculo de intimidade com professores que eu já conhecida.Ainda que na formatura eu tenha me 'soltado' um pouco mais, gostaria de mostrar mais quem sou...Não sei definir.Acho que é esse meu lado um pouco incontrolável em querer fazer amizades.Sou assim: Gosto tanto da pessoa que a menor maneira de fazê-la ficar em minha vida, é conseguir um laço de amizade.

Posso não ter conversado da maneira Paola de ser com todos eles, posso não ter quebrado a minha casca-dura, posso ter me controlado um pouco ao querer demonstrar meus sentimentos por medo de parecer puxa-saco, mas agora eu não tenho mais esse 'problema' e consigo falar com toda a sinceridade que sim, eu guardo um carinho muito especial por cada um dos professores que eu tive.Guardo pra sempre, na minha memória, o jeitinho de cada um deles...As vozes, as broncas, as letras, os sorrisos.

Eu sempre achei que quando eu dissesse "Quando eu estava no colégio..." seria uma coisa muito legal, mas me esqueci que pra que essa frase existisse, era preciso ter os masoquistinhas que nos aguentaram.Não tenho muitos amigos DO colégio, não guardo muitas lembranças das pessoas que estudaram comigo e por conta disso, eles raramente estarão na frase que se seguirá depois do 'quando eu estava no colégio', mas tenho quase total certeza de que o nome dos professores, o jeitinho de cada um deles, as vozes, as broncas, as letras e os sorrisos vão continuar, em quase todas as vezes, a frase que se inicia com "Quando eu estava no colégio..."