quinta-feira, 17 de março de 2011

O ônibus

Andei poucas vezes de ônibus, e nessas poucas vezes me divertia da minha maneira.Sempre me disseram que eu enjoaria rápido se andasse de transporte coletivo todos os dias.Achei uma inverdade.

Desde o dia 29 de fevereiro, venho achando que ainda continua sendo uma inverdade.Continuo me divertindo, me surpreendendo.

Ontem, entrei no ônibus e vi que uma senhora entrou depois...Cedi meu lugar à ela.Fiquei meio sem jeito pra falar qualquer coisa, tem gente que não gosta.Me faltou um chamamento adequado, chamei-a de moça.Terrível, eu sei.Ela riu.Depois de um tempo, ela disse: Sabe, eu tenho um filho mais velho que você.Começamos a conversar e no final das contas, acabei me surpreendendo quando ela me disse que já tinha cinco bisnetos.Conversando com 'estranhos' me divirto e me surpreendo, sou assim.É claro que tenho minha dose de cautela, mas não me encolho no banco e olho a paisagem passar lá fora.

O bom do transporte público é que você sai do seu pedestal particular.Você é forçado a ser humilde.Forçado a ser igual.Forçado a respeitar.Forçado a respeitar o som alto de manhã, as caras feias, as conversas altas, os olhares curiosos,os olhares judiados e também os sonolentos.É a diversidade.E é disso que eu gosto!

Pessoas com diversos pensamentos, problemas diferentes, histórias de vida, preocupações, com apenas uma coisa em comum: Pegaram o mesmo transporte coletivo, naquele horário, naquele dia...Todas resolveram pegar o ônibus!