quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O tal jogo do contente!

-Que coisa esquisita, Miss Pollyanna!A senhora fica contente por tudo o que acontece! - Observou a criada lembrando-se das cenas do quartinho.
A menina sorriu.
-Pois é do jogo, não sabe?
-Do jogo?Que jogo?
-O jogo do contente, não conhece?
-Quem é que botou isso na sua cabeça, menina?
-Papai.Papai explicou-me esse jogo, que é lindo - disse Pollyanna. - Em casa brincávamos disso, desde que eu era assinzinha.Depois ensinei-o às Damas da Sociedade Beneficente e elas também brincavam de ficar alegres.
-Como é?Eu não entendo muito de jogos.
Pollyanna sorriu de novo, porém com um suspiro - e sua face sombreou-se.
-Começou com umas muletas que vieram na caixa de doações.
-Muletas?
-Sim, muletas.Eu queria uma boneca e papai havia escrito que a mandassem, mas quando a caixa chegou, não havia boneca nenhuma dentro e sim um par de muletinhas para criança.Foi então que o jogo se principiou.
-Mas não estou vendo nenhum jogo nisso - disse Nancy quase irritada.
-Oh, o jogo é encontrar em tudo qualquer coisa para ficar alegre, seja lá o que for - explicou Pollyanna com toda a seriedade.-E começamos com as muletinhas.
-Eu não vejo como se possa ficar alegre de encontrar muletas em vez de bonecas.Não entendo!
A menina bateu palmas.
-Pois aí está o jogo!Eu também não via no começo e papai teve de explicar-me.
-Pois então me explique o que ele lhe explicou.
-Sim.Fiquei alegre justamente porque não precisava delas - gritou Pollyanna, exultante. -Veja como o jogo é fácil, quando se sabe.
-Que esquisitice!-Exclamou Nancy olhando para a menina, ressabiada.
-Esquisitice, nada, é lindo! - afirmou Pollyanna com entusiasmo.-E começamos com esse jogo desde esse dia.E quanto pior é o que acontece, tanto mais engraçado fica.Às vezes é bem duro de roer, como quando papai morreu e fiquei só com as damas da Sociedade Beneficente...
-Sim, e também quando foi jogada num quartinho do sótão, sem quadros, nem tapetes, sem nada nele - resmungou Nancy.
A menina suspirou.
-Foi duro de roer a princípio - admitiu ela - principalmente sentindo-me tão só no mundo.Eu não 'joguei' naquela hora e estive lamentando a falta do que não havia.Depois comecei o jogo, e logo me lembrei de como me dói ver as sardas do meu rosto ao espelho e fiquei alegre de lá não haver espelho.

Pollyanna - Eleanor H. Porter

fone.:Rusted Root